Diamantes com Estórias

A Ourivesaria Tavares é a entidade responsável pela organização da exposição “Diamantes com Estórias”, patente de 8 a 11 de Novembro, no evento White Wedding Weekend, que se realiza na Alfândega do Porto.

Esta mostra pretende dar a conhecer ao público réplicas dos mais famosos diamantes do mundo, algumas histórias e lendas acerca destas pedras preciosas que tanto fascinaram o homem, ao longo dos séculos.

Poderá aqui, apreciar o maior diamante do mundo encontrado até aos dias de hoje, descoberto em 1905 na colónia de Transvaal (atual África do Sul) com 3106,75 quilates tendo lhe sido atribuído o nome de Cullinam, que depois de cortado e lapidado deu origem a 9 diamantes maiores e 96 mais pequenos.

Os dois maiores são conhecidos por The Great Star of Africa, que fazem parte das joias da coroa britânica.

Permita-se viajar pela história universal e em particular pela história de Portugal, mais concretamente pelo reinado de D. Manuel I, admirando um diamante do qual a corte portuguesa foi proprietária durante quase um século, hoje exposto no museu do Louvre em Paris, de seu nome Sancy.

Nesta visita também poderá contemplar, logo na montra principal, um dos maiores diamantes amarelos, famoso pela sua cor e lapidação, o Tiffany.
Atualmente, este pertence à prestigiada empresa de joalharia Tiffany tem 128,54 quilates e está avaliado em mais de 21 milhões de euros.

Alguns diamantes incitaram guerras outros criaram impérios, uns trouxeram sorte outros tragédias e morte… mas todos têm algo em comum: atrás de um diamante há uma estória.